O combustível pesou no bolso? Veja como economizar

O combustível pesou no bolso? Veja como economizar

Até outubro de 2021, os reajustes no preço do diesel nas refinarias da Petrobras acumulavam alta de 65%. A alta no preço da gasolina, durante o período, foi de 74%. Com isso, o valor dos combustíveis passou a pesar ainda mais para as empresas que dependem de transporte de cargas em suas atividades. Esse aumento também impactou os negócios que possuem postos próprios, fazendo com que a gestão dos custos com esse setor se tornassem um desafio ainda maior, independente do cenário. 


Para que, em 2022, a variação dos valores do diesel e da gasolina não se tornem um pesadelo no  cumprimento do planejamento financeiro, os gestores precisam adotar algumas atitudes com a finalidade de ter melhor aproveitamento dos recursos. 


A principal delas é optar por soluções tecnológicas de acompanhamento da execução das atividades, inclusive de abastecimento dos veículos. A partir do sistema de gerenciamento e controle ÈPTÁ SGA é possível evitar perdas e possíveis desvios. Além disso, monitorar estoque, a média de cada veículo de quilômetros feitos por litro de combustível – e assim identificar se o caminhão precisa de manutenção ou o motorista precisa de orientação quanto à direção defensiva. 


Por emitir relatórios gerenciais diversos, acessíveis em qualquer dispositivo conectado à internet, o ÈPTÁ SGA permite que o gestor identifique casos fora do padrão de forma rápida e ágil, tornando a tomada de decisão e correção do problema mais simples. 


Esse é o primeiro passo para economizar com combustíveis em 2022. No entanto, existem outros também. Confira abaixo:


- Utilize sistema de planejamento de rotas e monitoramento veicular

Desta forma, o gestor tem a certeza que serão traçadas e adotadas as rotas com maior probabilidade de otimização, tendo em vista a distância, o tempo despendido, a dificuldade do caminho e o consumo de combustível. 


- Invista na capacitação dos motoristas 

A capacitação é importante para manter a equipe de motoristas consciente sobre o melhor uso dos veículos, adotando uma condução defensiva, cumprindo os limites de velocidade, as demais regras de trânsito, a utilização correta de freios e aceleradores, dentre outros. 


- Cuidado com o excesso de carga

Embora possa parecer benéfica, por passar a impressão de percurso mais econômico, o excesso de carga desgasta o veículo precocemente, o que resulta em novos custos, como o de consumo de combustível.


Ao seguir esses passos, o gestor garante mais otimização no uso do diesel e da gasolina e, assim, em menores custos com combustíveis na operação. 


Gostou dessa informação? Acompanhe também nosso Instagram, clicando aqui. 

Veja também

Tenha o controle de abastecimento da sua frota na palma da mão

Tenha o controle de abastecimento da sua frota na palma da mão

Os aplicativos estão presentes em quase 100% da nossa rotina, seja nas compras do mercado, estudo e até mesmo na execução de alguma atividade física....

continue lendo
Como controlar o abastecimento da sua frota?

Como controlar o abastecimento da sua frota?

Para fazer um bom controle de abastecimento da frota, primeiro é preciso ter clareza quanto aos seus objetivos e benefícios. O controle de abaste...

continue lendo
Descubra como fazer o controle de abastecimento de frotas

Descubra como fazer o controle de abastecimento de frotas

Com a variação no valor dos combustíveis, o controle de abastecimento de frotas se tornou ainda mais imprescindível para garantir a produtividade sem...

continue lendo
Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas

Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas

Ao calcular os custos do transporte de cargas, a empresa precisa levar em conta diversos fatores, tais como manutenção, combustível, valores de impost...

continue lendo

Gestão de Abastecimento Simples e Eficiente.

Sem planilhas, sem rasuras e com controle absoluto das informações. Solicite agora mais informações e saiba como podemos auxiliar você!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Top