Não perca dinheiro com a depreciação da frota

Não perca dinheiro com a depreciação da frota

A análise da depreciação dos veículos é um dos pontos mais importantes na gestão das frotas, por minimizar as perdas e ser, ainda, um aliado tanto para a redução dos custos, quanto para o cuidado com o patrimônio da empresa. Isto porque a depreciação é considerada um valor perdido.

O que é a depreciação?

A depreciação acontece a partir do uso contínuo, desde a saída do caminhão da concessionária e segue com o passar dos anos. No entanto, pode ser maior ou menor a depender de uma série de fatores, que indicam o aumento da vida útil, maior eficiência no uso de combustíveis e segurança.

Existem, no Brasil, duas formas de se analisar a depreciação média de um veículo: a primeira é a partir da tabela definida pela Receita Federal, que prevê depreciação de 20% a cada 5 anos; já a segunda prevê o uso da fórmula abaixo:

Valor de compra – valor de uso / tempo de uso = nível de depreciação.

Para este cálculo, convencionou-se a média de vida útil de um veículo pesado de 8 a 10 anos; semipesados de 7 a 9 anos; e leves de 5 a 7 anos.

Embora sirvam de base, existem ainda alguns elementos que devem ser levados em consideração para uma avaliação final, são eles:

– os quilômetros rodados

– o desgaste no motor

– realização das revisões e manutenções preventivas

– o estado de conservação (existência de avarias)

– modificações

– direção ofensiva

– uso extremo (transporte com peso acima do recomendado e circulação em vias em péssimo estado de conservação)

Entre todas elas, a manutenção preventiva pode ser a mais determinante, porque aponta as condições e cuidados com o patrimônio.

De olho na manutenção preventiva

A manutenção preventiva é vista como de grande importância por evitar desgastes no funcionamento, na eficiência do veículo e até no aumento do consumo de combustível. Por isso, é necessário manter um rigoroso controle de acompanhamento e checagens periódicas. Em casos de avaliação de depreciação, as manutenções preventivas são garantias de que pequenas falhas não atingiram outros componentes, o que geraria mais gastos corretivos e ainda diminuiria a vida útil do caminhão.

Ela é importante também para a redução com custos operacionais, isso porque a manutenção preventiva é mais barata do que a corretiva.

Tecnologia

Uma forma de manter esse controle, logo a manutenção preventiva sempre em dia, é o uso da tecnologia. O ÈPTÁ SGA, por exemplo, traz relatórios gerenciais, que permitem ao gestor acompanhar o desempenho do veículo e monitorar a necessidade de manutenções preventivas.

Os dados ficam disponíveis on-line, podendo ser acessados por qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

Veja também

Descubra como fazer o controle de abastecimento de frotas

Descubra como fazer o controle de abastecimento de frotas

Com a variação no valor dos combustíveis, o controle de abastecimento de frotas se tornou ainda mais imprescindível para garantir a produtividade sem...

continue lendo
Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas

Conheça quais são os custos operacionais do transporte de cargas

Ao calcular os custos do transporte de cargas, a empresa precisa levar em conta diversos fatores, tais como manutenção, combustível, valores de impost...

continue lendo
Porque devo treinar meus funcionários?

Porque devo treinar meus funcionários?

Conhecer todas as possibilidades de uma ferramenta ou de novas práticas de gestão são fundamentais para que as funções sejam bem executadas. Essa é a...

continue lendo
Transporte de cargas cresce e aumenta desafio dos gestores de logística

Transporte de cargas cresce e aumenta desafio dos gestores de logística

Ao movimentar R$ 3 trilhões, no primeiro quadrimestre de 2021, setor precisa buscar soluções para manter produtividade e eficiênciaO primeiro quadrime...

continue lendo

Gestão de Abastecimento Simples e Eficiente.

Sem planilhas, sem rasuras e com controle absoluto das informações. Solicite agora mais informações e saiba como podemos auxiliar você!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Top